Estudos em destaque
O vínculo mãe-bebé e a inteligência do coração
Este breve programa de nove minutos pode ser o mais importante que você, como mãe, pai ou cuidador, alguma vez verá.
A ligação é muito mais do que “pensamos”. É uma ressonância harmónica coerente de um coração para outro. A natureza e a qualidade do estado emocional da mãe transmitido através da energia do seu coração tem uma influência profunda em todas as fases do desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos seus bebés ainda não nascidos e recém-nascidos.”
O trabalho de Joseph Chilton Pearce é apresentado na Kindred em colaboração com a Touch the Future, sede da Biblioteca Joseph Chilton Pearce. Até 65% das células do coração são neurónios iguais aos que se encontram no cérebro. Existe uma neuroconexão direta e não mediada, um canal direto, entre o coração e o cérebro.
O cérebro informa o coração sobre o seu estado emocional geral e o coração incentiva o cérebro a dar uma resposta inteligente. Poetas e sábios têm dito isso sobre o coração ao longo dos tempos. O campo emergente da Neurocardiologia e a investigação do Institute of HeartMath colocam a inteligência do coração no campo da biologia, ao qual pertence. Cada fase do batimento cardíaco cria a sua própria parte do campo de afeto que envolve o corpo.
O primeiro é muito curto, próximo do coração. O próximo irradia pelo menos um metro e é muito potente. O terceiro campo estende-se de três a quatro metros e meio do corpo. É fácil perceber que o campo de uma pessoa se sobrepõe muitas vezes ao de outra. Quando dois campos se sobrepõem, interagem. Este campo ressonante de afeto está presente em todas as relações, mas é particularmente importante para as mães e para os bebés. O significado dos campos partilhados pela mãe e pelo bebé contém uma grande quantidade de informação crítica para ambos.
O facto de os campos cardíacos interagirem e serem arrastados é um facto científico preciso e mensurável. A amplitude e o valor Hertz das duas frequências cardíacas tornam-se coerentes, criando um estado de harmonia, integridade e saúde. Quando o coração do bebé e o coração da mãe são arrastados, as suas estruturas cerebrais também ficam sincronizadas.
Referimo-nos a este estado de equilíbrio como um laço entre mãe e filho. Na falta do vínculo inicial com a mãe, todos os vínculos subsequentes não só estão em risco, como são muito difíceis de concretizar.
Estudos em Harvard mostram que a natureza dos nossos laços iniciais se reflete ao longo da vida, tanto na saúde como na capacidade de interagir socialmente. Allan Schore descreve como os primeiros dezoito meses determinam os movimentos subsequentes da inteligência.
Porquê?
Porque a experiência emocional que a criança recebe durante os primeiros dezoito meses determina a natureza e a qualidade das estruturas neurais que se desenvolvem nesse período. A nutrição emocional traduz-se diretamente no campo do afeto, partilhado ou não, com o meio imediato.
Durante os primeiros dezoito meses, este ambiente é composto pela mãe, pelo pai e por outros cuidadores principais.
Texto original: heartmath.org Video original: Touch the Future
Missão & Valores
Na Geraramor, compreendemos profundamente a delicadeza e a sacralidade do início da vida de cada bebé que integra uma família com a sua própria história e genética. Esta fase é fundamental de ser vivida com tranquilidade, segurança, harmonia e saúde, de forma a que a mulher que vai ser mãe e o homem que se torna pai, possam ter os recursos necessários para receberem e cuidarem dos seus filhos com sabedoria e amorosidade, para que nunca se desconectem da sua essência e possam ser quem são. Assim contríbuimos para a construção de uma humanidade repleta de amor, paz, fraternidade e saúde – uma família de cada vez.
MISSÃO
A nossa missão centra-se assim em preparar a chegada do bebé, consciencializando o casal dos detalhes psico-emocionais e da dinâmica de ter um bebé. E guiando a mãe num processo de empoderamento, na ressignificação da sua própria infância, na descoberta das crenças que a libertam para que possa realizar a gravidez, o parto, e a maternidade que deseja e assim desfrutar mais do processo com o seu bebé, em família.
Na Geraramor, facilitamos o nascimento do novo SER e o renascimento dos novos pais, oferecendo o nosso conhecimento, experiência e expertise para tornar cada processo de Transição do bebé e da família, mais Suave, procurando minimizar o impacto e ressignificar as experiências imprevisíveis e difíceis, inerentes ao processo na mãe-bebé.
Não é somente por mim, nem por ti, mas por TODA a humanidade que conscientizamos sobre a importância do Inicío da Vida: um bebé e uma família de cada vez.
VALORES
Empatia e Sensibilidade
Nosso compromisso é com a empatia e a sensibilidade, reconhecendo a singularidade de cada trajetória. Compreendemos que cada mãe e pai possuem capacidades inatas que, desde a pré-concepção, podem ser potencializadas para vivenciar a jornada da maternidade e paternidade de forma autêntica, prazerosa e empoderada.
Conexão e Vínculo Seguro
Acreditamos que ao fortalecermos essa conexão entre pais e bebé, estamos também reforçando um vínculo seguro, essencial para a saúde mental e emocional das futuras gerações. Esse período é um portal inigualável de conscientização, crescimento pessoal e cura transgeracional.
Decisões Informadas e Personalização de Cuidados
Na nossa abordagem, valorizamos a evidência científica atual, juntamente com a experiência e sabedoria profissional. A personalização de cuidados é central para nós, entendendo que cada fase – desde a pré-concepção até o pós-parto – traz desafios únicos. A tomada de decisões informadas, tendo em conta a proximidade e a comunicação autêntica, é vital em cada etapa desta jornada.
Integração, Capacitação e Empoderamento
Unimos ciência e espiritualidade, olhando para o ser humano em todas as suas dimensões. Nosso objetivo é capacitar pais e cuidadores, promovendo a integração de todos os aspectos da vida. Ao fazê-lo, empoderamos cada indivíduo, respeitando sua autenticidade e dignidade.
Sororidade e Respeito
Promovemos a sororidade feminina, uma irmandade que se baseia no respeito mútuo e na valorização da mulher. Reconhecemos a importância do ambiente, da história pessoal e da busca constante pela superação e adaptação aos diversos desafios que surgem.
Na GerarAmor facilitamos os recursos para que o bebé possa ser concebido, gestado, nascido e criado pleno do seu potencial!