Estudos em destaque
Estudo mãe/bebé apoia interações coração-cérebro
Haverá maior vínculo do que o de mãe e bebé?
As descobertas preliminares de um estudo recente fornecem evidências de outra faceta deste vínculo e demonstram ainda que as ondas eletromagnéticas produzidas pelos batimentos cardíacos de uma pessoa podem ser detetadas pelos cérebros e sistemas nervosos de outras pessoas que a rodeiam.
Um resumo do Estudo de Prova de Conceito: Sincronização Coração-Cérebro entre Mãe e Bebé refere que os investigadores “exploraram o potencial para medir as interações energéticas coração-cérebro que podem estar a ocorrer entre uma mãe e o seu bebé”. O estudo, realizado em Agosto de 2007, foi feito com o bebé ao colo da mãe.
Os investigadores, que iniciaram a investigação com duas mulheres e os seus bebés, mas só conseguiram utilizar os dados de uma das mães e do seu bebé, registaram uma série de exemplos que mostram claramente que os batimentos cardíacos do bebé foram detectados nas ondas cerebrais da mãe.
O foco da mãe é a chave para a ligação
“Estes dados preliminares elucidam a descoberta intrigante de que os sinais eletromagnéticos gerados pelo coração têm a capacidade de afetar outras pessoas à nossa volta”, lê-se no resumo. “O sinal nem sempre era detetável, mas era claramente detetável quando a mãe sintonizava o bebé. Parece que quando a mãe colocou a sua atenção no bebé, tornou-se mais sensível aos subtis sinais eletromagnéticos gerados pelo coração do bebé.”
Estudos anteriores produziram descobertas semelhantes, de acordo com o resumo, incluindo dados que mostram que as ondas cerebrais de uma pessoa podem sincronizar-se com os batimentos cardíacos de outra quando os indivíduos interagem. Protocolos e procedimentos de análise de dados semelhantes aos utilizados em investigações anteriores foram empregues neste último estudo, conduzido por Linda Caviness, Wendy McCarthy, Rollin McCraty e Mike Atkinson.
Crescem as evidências da troca de informação
“Embora preliminares, estes resultados somam-se aos dados crescentes que sugerem que os campos eletromagnéticos produzidos pelo coração podem ser uma fonte de troca de informação entre as pessoas e que esta troca é influenciada pelas nossas emoções”, refere o resumo. “Estas descobertas têm implicações intrigantes, sugerindo que uma mãe num estado psicofisiologicamente coerente se tornou mais sensível à informação eletromagnética subtil codificada nos sinais eletromagnéticos do seu filho”.
Os investigadores disseram que as descobertas complementam a experiência dos instrutores que treinaram milhares de pessoas sobre como gerar e manter a coerência enquanto ouvem os outros nas conversas. “Depois de os indivíduos aprenderem esta competência, é uma experiência comum que se tornem muito mais sintonizados com os outros e sejam capazes de detetar e compreender o significado mais profundo por detrás das palavras faladas”, disseram no resumo. “Muitas vezes são capazes de sentir o que outra pessoa realmente quer comunicar, mesmo quando a outra pessoa pode não ter clareza sobre o que está a tentar dizer. Esta técnica, denominada Escuta Intuitiva, ajuda as pessoas a sentirem-se plenamente ouvidas e promove um maior relacionamento e empatia entre as pessoas.”
No início do estudo sobre a mãe e o bebé, os investigadores observaram que se tratava de um projeto piloto. Depois de divulgarem as conclusões preliminares, disseram que os dados ajudariam a equipa de investigação do HeartMath na formulação de hipóteses, metodologia e análise estatística para futuros projetos de investigação.
Texto original: heartmath.org
Missão & Valores
Na Geraramor, compreendemos profundamente a delicadeza e a sacralidade do início da vida de cada bebé que integra uma família com a sua própria história e genética. Esta fase é fundamental de ser vivida com tranquilidade, segurança, harmonia e saúde, de forma a que a mulher que vai ser mãe e o homem que se torna pai, possam ter os recursos necessários para receberem e cuidarem dos seus filhos com sabedoria e amorosidade, para que nunca se desconectem da sua essência e possam ser quem são. Assim contríbuimos para a construção de uma humanidade repleta de amor, paz, fraternidade e saúde – uma família de cada vez.
MISSÃO
A nossa missão centra-se assim em preparar a chegada do bebé, consciencializando o casal dos detalhes psico-emocionais e da dinâmica de ter um bebé. E guiando a mãe num processo de empoderamento, na ressignificação da sua própria infância, na descoberta das crenças que a libertam para que possa realizar a gravidez, o parto, e a maternidade que deseja e assim desfrutar mais do processo com o seu bebé, em família.
Na Geraramor, facilitamos o nascimento do novo SER e o renascimento dos novos pais, oferecendo o nosso conhecimento, experiência e expertise para tornar cada processo de Transição do bebé e da família, mais Suave, procurando minimizar o impacto e ressignificar as experiências imprevisíveis e difíceis, inerentes ao processo na mãe-bebé.
Não é somente por mim, nem por ti, mas por TODA a humanidade que conscientizamos sobre a importância do Inicío da Vida: um bebé e uma família de cada vez.
VALORES
Empatia e Sensibilidade
Nosso compromisso é com a empatia e a sensibilidade, reconhecendo a singularidade de cada trajetória. Compreendemos que cada mãe e pai possuem capacidades inatas que, desde a pré-concepção, podem ser potencializadas para vivenciar a jornada da maternidade e paternidade de forma autêntica, prazerosa e empoderada.
Conexão e Vínculo Seguro
Acreditamos que ao fortalecermos essa conexão entre pais e bebé, estamos também reforçando um vínculo seguro, essencial para a saúde mental e emocional das futuras gerações. Esse período é um portal inigualável de conscientização, crescimento pessoal e cura transgeracional.
Decisões Informadas e Personalização de Cuidados
Na nossa abordagem, valorizamos a evidência científica atual, juntamente com a experiência e sabedoria profissional. A personalização de cuidados é central para nós, entendendo que cada fase – desde a pré-concepção até o pós-parto – traz desafios únicos. A tomada de decisões informadas, tendo em conta a proximidade e a comunicação autêntica, é vital em cada etapa desta jornada.
Integração, Capacitação e Empoderamento
Unimos ciência e espiritualidade, olhando para o ser humano em todas as suas dimensões. Nosso objetivo é capacitar pais e cuidadores, promovendo a integração de todos os aspectos da vida. Ao fazê-lo, empoderamos cada indivíduo, respeitando sua autenticidade e dignidade.
Sororidade e Respeito
Promovemos a sororidade feminina, uma irmandade que se baseia no respeito mútuo e na valorização da mulher. Reconhecemos a importância do ambiente, da história pessoal e da busca constante pela superação e adaptação aos diversos desafios que surgem.
Na GerarAmor facilitamos os recursos para que o bebé possa ser concebido, gestado, nascido e criado pleno do seu potencial!