Uma bebé que nasceu de termo de cesariana, depois de uma gravidez desconhecida, com 4650g, e que mantinha um comportamento semelhante ao que adotara dentro do útero
muito quietinha sem se fazer notar, mal abria os olhos com 16 dias estava sempre a dormir, não chorava excepto para mamar, mas assim que chegava à mama fechava os olhos e adormecia ” ela só queria dormir e mal mamava. Ao fim de 9 dias viemos para casa e ia pesar dia sim dia não. Estava sempre a perder peso e com 16 dias já tinha perdido 800g”
Com muito contacto pele com pele, bem junto ao coração com o bebé e mãe sem roupa, muita conversa sobre o amor, sobre ser uma benção na vida da mãe e família, sobre gratidão por a ter escolhido como mãe, ser uma menina e ser desejada. A mãe disse-lhe também na fase REM do sono que agora já podia fazer-se sentir, estava fora do útero e todos estavam muito felizes pela maravilhosa surpresa.
Observei a pega, estava tudo bem, apenas a frequência das mamadas deveria ser aumentada e a estimulação da produção de leite também.
Recordo-me que enquanto dizia à bebé o quanto ela era “uma benção na sua vida e o quanto ela era uma maravilhosa surpresa” enquanto a amamentava pele com pele, a bebé olhava-a fixa e permanentemente com os seus grandes e belos olhos negros. A mãe referiu que ela nunca tinha feito aquilo, nunca a olhara assim. E eu acredito que naquele olhar significava muito na história daquela mãe-bebé.
A mamã seguiu as recomendações todas, e muito atenta às mudanças na filha observou mudanças no comportamento da bebé e consequentemente no aumento de peso.
Podes ler o seu testemunho abaixo:
“Ola sou a A.R. e tenho neste momento uma bebe com 2 meses e meio. E fazemos Leite Materno em Ld. Foi graças a enfermeira catia que conseguimos. Para nos foi um anjo. Nem tenho palavras para descrever o que sinto . Uma gratidão enorme pois eu sempre quis dar maminha em exclusivo . Passo a contar a minha historia. A C. nasceu veio sem sabermos ,mas claro que passou a ser a nossa bênção . Nasceu com 4650 e 51,5 cm. Ela teve de fazer 7 dias de antibiótico e eu tb fiz antes e depois dela nascer por causa da bolsa rota. O que e certo e que ela so queria dormir e mal mamava. Ao fim de 9 dias viemos para casa e ia pesar dia sim dia nao. Estava sempre a perder peso e com 16 dias de vida estava com 3800. Fomos ter com a enfermeira Cátia e ela ajudou ,disse o que devíamos fazer ,muito pele com pele, falar muito com ela para saber o quanto era desejada . Foi muito trabalhinho de casa e cada pesagem era uma vitória . Foi sempre aumentando de peso e consegui que recuperasse depressa o peso. Com 2 meses tinha 5,500. Neste momento tenho uma bebe que ja não dorme e adora mamar. Esta sempre a querer mama. Adora andar no pano,adora sentir a mamã . Para mim hei de agradecer sempre a catia pois sem ela não conseguia e teria de beber la. So tenho pena de nao a ter conhecido na altura das gêmeas… se precisarem de ajuda procurem ..todas tem leite tem e de saber como fazer para dar mama. Uma boa pega e muito importante “
Cátia Vieira
Enfermeira & Terapeuta
Deixe o seu comentário